O step training é uma técnica que, em pouco tempo, tornou-se indispensável nas aulas de ginástica. Em 1986, a professora Gim Miler ao sofrer uma lesão, foi recomendada pelo fisioterapeuta para ficar subindo e descendo num banquinho de madeira com a finalidade de reforçar os músculos da coxa ( quadríceps). Usando a sua criatividade a professora Gim Miler para não ficar naquele sobe e desce, começou a conjugar movimentos de braços com pernas e fazer variações interessante, como por exemplo: elevações dos joelhos, calcanhares combinando com movimentos dos braços, etc.
A idéia de Gim Miler deu certo que, três anos depois, a Reebok aperfeiçou os exercícios e lançou no mercado uma nova atividade. O step é uma plataforma de madeira ou plástico injetado com diversas alturas, pois cada aluno utilizará a altura de acordo com o seu nível de treinamento.
Os exercícios são muito requisitados nas academias porque são uma ótima atividade cardiovascular, fortalecem os músculos das coxas, panturrilhas e glúteos, desenvolvendo a coordenação, reflexo, equilíbrio, ritmo e resistência, além de ser um poderoso aliado ao emagrecimento. Desde então , as aulas de step vêm sendo aperfeiçoadas chegando a ter sequências de passos de acordo com estímulo muscular ordenado, com o ritmo musical criando uma aula dançada e divertida.
Estudos concluíram que essa atividade pode gastar de 300 a 500 calorias num treinamento contínuo de 30 a 60 minutos de aula. As aulas de step são realizadas com coreografia e música contagiante, exigindo dos praticantes coordenação motora, atenção e equilíbrio, tornando-se eficaz e divertida. Pode ser utilizada como meio de preparação física que utiliza exercícios de movimentação contínua de curta , média ou longa duração e que objetiva principalmente o desenvolvimento da capacidade cardiorrespirátoria .
Venha participar de uma aula e divirta-se com esta modalidade.